setembro 20, 2007

P [03] - Brasil tenta atrair japoneses em feira de turismo de Tóquio



A maior feira de turismo do Japão e uma das mais relevantes do setor na Ásia, a Jata World Travel Fair, abriu suas portas hoje com uma presença significativa do Brasil e de outros países latinos, cada vez mais conscientes do potencial do mercado japonês.
A atual edição da Jata, que em 2006 recebeu mais de 106 mil visitantes, principalmente japoneses, reúne mais de 750 expositores. Além do Brasil, participam do evento outros países da América Latina, como México, Argentina, Uruguai, Paraguai, Cuba e Peru.
A missão brasileira no evento é chefiada pela ministra do Turismo, Marta Suplicy. Ela disse à Efe que considera a reunião uma boa vitrine para promover o país e captar a atenção do Japão.
Para a ministra, o país é muito conhecido entre os turistas do Japão por suas paisagens naturais, música e futebol. "Um estudo revela que 950 mil japoneses desejariam viajar ao Brasil", citou.
O Brasil recebe atualmente 74 mil turistas do Japão por ano e lidera o fluxo de turistas japoneses na região do Mercosul. Em segundo lugar vem a Argentina, com 20 mil.
A ministra de Turismo do Paraguai, Liz Crámer, e o diretor-geral do Ministério do Turismo do Uruguai, Antonio Carámbula, ressaltaram a importância de apresentar o Mercosul como uma oferta conjunta para o turista japonês, que faz uma viagem de muitas horas para chegar á região.
"Nos últimos quatro anos o aumento de turistas japoneses no Mercosul foi de 13 a 20%", citou Crámer. Guillermo Brooks, subdiretor de Turismo da Argentina, observou que o viajante japonês se caracteriza por estadias longas. Além disso, ele se interessa pela culinária e pelo folclore.
O diretor-geral do Conselho de Promoção Turística do México, Francisco López, disse que as feiras do setor na Ásia são cada vez mais relevantes. "Assim temos contato direto com os operadores japoneses", explicou.
Segundo um relatório apresentado recentemente pela OMT (Organização Mundial de Turismo), em 2020 só a Alemanha, com 153 milhões, mandará mais turistas ao exterior que o Japão.
Os japoneses mostram um alto interesse por conhecer outros países. Calcula-se que 123 milhões de japoneses usarão o seu passaporte em 2020. Em 1997, foram menos de 17 milhões.
Pouco atraídos pelo turismo de sol e praia, os japoneses buscam a natureza e a cultura dos diferentes destinos, uma fonte de negócios a ser explorada no futuro próximo, quando se espera um "boom" de viajantes japoneses por todo o mundo.

Link Reportagem:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u328374.shtml



[03] ANÁLISE
Se faz importante a participação do Brasil nesse tipo de feira, para levar a um público cada vez maior e aos que possuem maior potencial para a realização da atividade turística. Levar a idéia de visitar o país, com principalmente a possibilidade de mostrar suas belezas, paisagens, culturas, dispostas em seu teritório. Estimular os japoneses a viajar pela America Latina já que o Japão é muito distante, o turista aproveitaria para conhecer não só o Brasil, bem como os países que fazer parte do Mercosul. Com isso, as estadias dos mesmos seriam de um tempo mais prolongado, o que também seria satisfatório para o mercado turístico. Saber investir e em quem investir, quais as tendencias futuras para o turismo. Porém é necessário também, não só divulgar esse turismo ecológico la fora, mas principalmente investir na infra-estrutura de turismo nesses locais, investimento esse que é importnate para obter sucesso nesse mercado.

[03] PROPOSIÇÃO
Contudo, sabendo-se que o Japão é um mercado em potencial para o setor de turismo, com um público com tendencia a ser cada vez maior e interessado a viajar, onde procuram principalmente destinos que possuem belezas naturais. Por isso, torna-se importante para o Brasil investir não só na divulgação dos seus destinos para esse público alvo, como vem fazendo. Mas também como principal elemento para que essa atividade se desenvolva como um "boom", são a preservação das paisagens naturais dispostas no Brasil. Saber como divulgar e chamar o turista não basta, é preciso saber desenvolver de forma responsável esse turismo. O que proponho, que essas paisagens naturais que o país possui sejam devidamente cuidadas, preservadas, pois, a maioria das pessoas não estão conscientizadas da importancia da paisagem, do meio ambiente. Se faz necessário incentivar as pessoas a concervação das mesmas. Além disso, sabe-se que para o turismo é de suma importancia as paisagens, principalment as bonitas e as capazes de despertar a curiosidade e vontade dos turistas em vivencia-las. Proponho o investimento do turismo natural, do meio ambiente, pois o país é possuidor de uma beleza natural, porém é preciso saber usa-las para o atividade turistica, desenvolvendo um turismo responsável. É importante contudo, o investimento na infra-estrutura para recepção dos turistas, bem como meios que não prejudique o meio ambiente, pois hoje já acontece o turismo ecológico mas nem sempre de forma responsável como é preciso. Para não haver o esgotamento dos mesmos. Outro fato é que o turismo pode ser considerado a partir de tal investimento, um importante instrumento de sustentabilidade que, ao conferir valor econômico à admiração e desfrute estético dos bens naturais, transforma o predador em protetor; daí a importancia do turismo para o ambiente como oportunidade de promoção do mesmo.
Contudoo, sabe-se que não são só os Japoneses que se interessam por esse tipo de turismo, o investimento irá abranger várias populações no mundo, e não somente os japoneses. Daí a promoção do Brasil diante esse mercado de turismo. O Brasil não enxerga a mina de ouro que tem no turismo ecológico, investindo somente nas grandes metropoles.

Um comentário:

frederico canuto disse...

mas qual é a SUA proposta, dentre tanto prós e contras levantados?!?!